terça-feira, 16 de setembro de 2008

Por quê os técnico-administativos da UnB devem votar na Chapa 74?


Rafael Ayan
Pedagogo formado pela UnB e técnico-administrativo
.
.
Caro(a) colega,
.
Essa é uma pergunta que você deve ter feito várias vezes durante essa campanha. Afinal, qual o diferencial da Chapa 74 - A UnB que nós queremos?
.
Bem, não sei se conseguirei, mas tentarei resumir, de forma breve, os motivos que me levaram a, enquanto servidor desta universidade, optar pela Chapa 74 no pleito que definirá não só a próxima Reitoria da UnB, mas definirá os rumos de nossa instituição.
.
Ora companheiros(as), já ouvi muitas pessoas falarem que servidor(a) da UnB, ou seja, docentes e técnico-administrativos, são mulher de malandro, gostam de apanhar, e por isso vão eleger os de sempre. Discordo plenamente! Esse é um discurso preconceituoso, que não nos mobiliza à luta pela universidade pública, gratuita, laica e de qualidade, pauta essa representada na Chapa 74. Servidores(as) da UnB, principalmente a nossa classe, de técnico-administrativos, não suporta mais tanto assédio moral e descaso com a coisa pública.
.
Sejamos sinceros(as) companheiros(as): quem foi que montou a máfia do CESPE e nos fez passar por corruptos vendedores de provas, em 2005? Não é ninguém ligado a chapa 74, podem confirmar! Quem foi que levou o nome da UnB a todos os noticiários possíveis e impossíves, com denúncias de desvio de verbas da saúde indígena, da nossa querida Editora (que começou a fazer tudo menos publicação), de representação funcional (pasmem) em um apartamento de luxo na 310 norte, como se tivessem vergonha do Gabinete do Reitor. Ora, pra quem tem vergonha do Gabinete do Reitor, então é certeza que não conhece as instalações e condições precárias de trabalho no HUB, CME, RU, dentre vários departamentos, principalmente os do ICC. É nessa gente que vamos votar?
.
Vamos lembrar quem sempre lutou contra a paridade colegas. Não foi ninguém ligado à Chapa 74, mas podemos ver inimigos históricos de nossa classe, dentro de outras chapas que aí estão. Inimigos esses que sempre rechaçaram nossas greves, que nunca nos deram oportunidade de capacitação profissional, de poder fazer um curso pré-vestibular e entrar para a UnB e poder fazer uma graduação, e uma pós-graduação também. São aqueles mesmos que vieram com uma proposta de "renovar para fortalecer" em 2005, vocês lembram? Não bastasse quase duas décadas na administração de nossa universidade, fazendo muitas coisas que o Ministério Público só veio a descobrir recentemente, esse pessoal que não queria que tivéssemos a paridade. Porém agora aparecem sorridentes, se dizem éticos, nos abraçam, dão tapas em nossas costas e, claro, pedem o nosso voto, mas sabemos bem as humilhações que passamos depois que esse pessoal é eleito.
.
Historicamente, sempre foi assim na UnB. Só éramos chamados para o abraço em época de eleição pra reitoria, e de forma bem efêmera porque não tínhamos tanto poder de decisão. Passamos anos com o nosso salário sendo corroído pela inflação, e sucessivos reitores nada fizeram para fortalecer a nossa classe e, novamente lembrando, quando entrávamos em greve éramos jogados uns contra os outros pela própria Reitoria. Queremos isso companheiros?
.
Já que pedi sinceridade, também vou ser sincero com vocês. Estou na UnB desde 2004, tenho 25 anos e muitas pratas da casa podem falar que eu não era nem nascido quando enfrentaram a ditadura no campus. Que bom, mas isso não resolve muita coisa. Eu também não estava no Brasil em 1500 e sei que Pedro Álvares Cabral esteve aqui! Por isso pergunto aos novos e antigos: afinal, o que nossos companheiros que lutaram contra os fuzis ou os que nem lembram do Fora Collor esperam de uma Reitoria? No mínimo, que seja o oposto do que foi as gestões de 1993 até agora. O que ganhamos nessa gestão pessoal? O quê? As demandas crescem a cada dia e nossa qualificação não acompanha essa aceleração. Somos tratados como "atividade meio", mas ainda que considerássemos esse absurdo, tira o "meio" pra ver o que sobra da "atividade fim".
.
Queremos que a UnB se torne uma prisão, reduto de crimes contra o dinheiro do contribuinte, ou queremos que a UnB seja fortalecida? Queremos que a FUB (Fundação Universidade de Brasília) seja de fato a nossa fundação ou queremos continuar com os relacionamentos espúrios nas salas de reuniões das fundações? Queremos um espaço de convivência da comunidade acadêmica ou um apartamento funcional de luxo com mobília de R$ 470.000,00? Podemos fazer essa escolha através do voto companheiros(as), sem rebaixar nossas pautas, não só por uma UnB mas por uma sociedade mais justa e igualitária para todas as pessoas que nos "patrocinam" aqui dentro, seja comprando um saco de café ou pagando a conta de luz de casa.
.
A UnB que nós queremos é a Chapa 74, classista sim, com muito orgulho, de luta, como os técnico-administrativos da UnB, que não vão aceitar a alcunha preconceituosa e machista de "mulher de malandro" e vão dizer através do voto: "Timothy e fundações, não queremos vocês aqui, fora já!". Chega de corrupção, de grampos, de malversação do dinheiro público, de perseguição política. Está na hora de vivenciarmos realmente um ambiente acadêmico e não o cenário policialesco montado por administrações imcompetentes e tiranas que nunca fizeram nada por nós mas somente para o grupinho que participava do conluio para ficar de bico calado. Não aceitaremos barganhas.
.
Tenho certeza que nossos(as) familiares vão voltar a sentir orgulho do local onde trabalhamos e não vamos mais ter que ouvir piadinhas que nada tem haver com nosso trabalho honesto. Vamos com tudo para cima dos conservadores que querem terceirizar o HUB, que querem a aprovação da Lei de Greve, que não pensam na melhoria das nossas condições de trabalho e tampouco em nossas famílias que temos que sustentar bravamente.
.
Por isso colegas, vamos votar na Chapa 74 - A UnB que nós queremos!, do Professor e Maestro Jorge Antunes e da Professora Maria Lúcia "Baiana". Ao contrário de muitos candidatos, esses não tem rabo preso com ninguém, nunca participaram de gestões anteriores e tem um histórico de militância com a comunidade acadêmica da UnB e os movimentos sociais. Não tenha medo, vista a nossa camisa e chame os(as) companheiros(as) para essa votação que não pode representar um retrocesso em toda a nossa luta pela queda da antiga gestão.
.
Contamos com o seu apoio e não se esqueça: A UnB que nós queremos é a Chapa 74!
.
.
Abraços e saudações de luta!

Nenhum comentário: