quinta-feira, 18 de setembro de 2008

CARTA ABERTA


CARTA ABERTA
(aos estudantes, funcionários e professores da UnB)
Jorge Antunes
Maria Lúcia Leal

Nesta nossa última mensagem, a CHAPA 74 quer agradecer à comunidade universitária em geral, e a seus apoiadores em particular, o carinho, a atenção, o desprendimento e o idealismo que sempre estiveram aflorando no belo percurso do coletivo que construiu esta candidatura e sua campanha. Sabemos que muitos dos que lerão esta mensagem comparecerão hoje às urnas. Este histórico 18 de setembro de 2008 pode, portanto, ser o marco das reais mudanças com que todos sonhamos.

A formação e a militância dos dois membros de nossa CHAPA 74 foram forjadas nas áreas das ciências exatas, das humanidades, das artes, da ecologia e das ciências sociais. Ou seja, a criatividade, que sempre encontra soluções simples para problemas complexos, é a marca de nosso coletivo. Vejamos alguns exemplos dessa criatividade:

- A segurança e a iluminação do câmpus serão facilmente resolvidas com a instalação, em todos os estacionamentos e demais pontos críticos, de spots-light acionados a sensores de movimento, com radiação infra-vermelha. Essa solução tem baixo custo. O acendimento repentino das luzes afungenta eventuais amigos do alheio, evitando as violências da calada da noite. Além disso, o uso de temporizadores, nesse sistema, permite grande economia de energia.

- Soluções para a manutenção desburocratizada de nossas salas de aula, laboratórios e equipamentos, estão incluídas em nossa proposta da “Rotinização da manutenção e de pequenos serviços”: vans e caminhonetes, munidas de ferramentas, acessórios e materiais, e com profissionais especializados, percorrerão o câmpus, diariamente, trocando lâmpadas, trocando torneiras, registros hidráulicos, garantindo, sem burocracias e demoras, o conforto ambiental de que necessitamos.

- O desperdício será tratado com atenção pela Chapa 74, porque implementaremos, entre outras medidas, a irrigação e a aguagem por gotejamento, acabando com jatos, mangueiras e aspersores que dão lugar à vaporização de cerca de 50% da água consumida.

- O lixo terá tratamento adequado. Lixos hospitalares, bioquímicos, biológicos, de restos alimentares, radioativos, orgânicos, em todos os seus aspectos e especificidades, receberão a atenção devida como já divulgamos em nosso blog.

- Menos árvores serão abatidas quando, na reitoria, dermos início à campanha nacional para que teses e monografias passem a ser impressas frente e verso. Habitualmente uma tese de 400 páginas, por exemplo, tem sempre 400 folhas. Com a impressão frente e verso uma tese de 400 páginas pode ter apenas 200 folhas de papel.

Nossa permanente criatividade tem levado grupos adversários a tentar caracterizar nossa candidatura à reitoria como uma candidatura de utopias, de devaneios. É lamentável que o conservadorismo tenha pavor de figuras corajosas, vanguardistas e arrojadas, capazes de realizar as reais mudanças almejadas pela comunidade.

Nossa campanha esteve bastante politizada, voltada a denunciar os processos de precarização do ensino público superior. Denunciamos os danos que os últimos governos vêm causando, através de suas políticas educacionais perversas que privilegiam a iniciativa privada, em detrimento do ensino público e gratuito de qualidade.

Nossa marca na reitoria será a busca permanente da excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, fortalecendo a FUB, expandindo com qualidade a UnB, rejeitando a lógica privatista, mobilizando a comunidade universitária, instalando o Congresso Estatuinte paritário, usando a criatividade e a força que emana da agregação, para a construção de uma nova Universidade de Brasília.

VOTE 74 !
A UNB QUE NÓS QUEREMOS

Nenhum comentário: