terça-feira, 9 de setembro de 2008

CARTA AOS ESTUDANTES DA UnB


Chapa 74 - A UNB QUE NÓS QUEREMOS

Jorge Antunes & Maria Lúcia Baiana

CARTA AOS ESTUDANTES DA UnB

Caros estudantes:

Em abril de 2008, os estudantes da UnB fizeram história. Sua ação coletiva consciente, exemplar, angariou apoio da comunidade universitária e da sociedade e varreu da reitoria a administração privatista que afundou a UnB na corrupção.

Cinco meses depois, há ainda muito por ser feito para derrotar as políticas e práticas privatistas e mercantis que submeteram a UnB às redes corruptas de clientela que se formaram em torno das fundações privadas e da administração – representadas pelas chapas 73 (Márcio Pimentel, ex-decano de Timothy), 75 (Volnei Garrafa, apoiado por setores que participaram das gestões de Morhy e Timothy) e 71 (Ortiz e Inês Maria, que apoiaram até o fim a gestão deposta).

As fundações privadas que praticaram todo tipo de irregularidades na UnB continuam a funcionar. As devidas sindicâncias não foram abertas e a impunidade continua a reinar. A pauta de reivindicações dos estudantes – cujo cumprimento foi condição para a desocupação da reitoria – não foi atendida. O poder continua, como antes, concentrado nas mãos de muito poucos. A reitoria pro tempore – cujos membros apóiam a chapa 76, de José Geraldo, ex-diretor da Secretaria de Ensino Superior do MEC –, assim como o governo que a apóia, não se mostraram dispostos a enfrentar o problema estrutural das fundações privadas, que as investigações do Ministério Público demonstraram ser a porta de entrada da corrupção, da privatização e da mercantilização na UnB e nas universidades públicas do país. As poderosas energias liberadas pelo movimento da ocupação ainda não foram canalizadas de forma objetiva e o processo de refundação democrática da UnB foi interrompido.

A luta vitoriosa dos estudantes da UnB demonstrou que podemos e devemos depositar nas novas gerações todas as esperanças para a construção de uma sociedade mais justa e feliz. A UnB é celeiro dessa potencialidade. Portanto, é compromisso da Chapa74 todo apoio às necessidades dessa juventude, para que sua formação se realize de modo integral. A vida acadêmica desses jovens, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, tem que estar aliada a condições ideais de alimentação, moradia, material didático e transporte. Assim, precisamos otimizar, baratear, melhorar e ampliar as condições do RU, da CEU, do conforto ambiental no câmpus, da BCE, dos convênios e das bolsas financeiras.

A chapa 74 é a única que não tem em suas fileiras pessoas que participaram das administrações privatistas que se sucederam da UnB ou dos governos que implementam as políticas de privatização e mercantilização da educação e do conhecimento. Somos docentes, servidores e estudantes que sempre estiveram na luta em defesa do projeto histórico de universidade pública, gratuita, autônoma, democrática e socialmente referenciada que propomos colocar em prática na UnB. Nos apresentamos nestas eleições como a única chapa que propõe a construção coletiva do Congresso Estatuinte Paritário da UnB, com amplos poderes. Nele, a comunidade construirá, num processo coletivo radicalmente democrático, seu próprio projeto de universidade. Votar e apoiar a chapa 74 até a vitória é o primeiro passo para restituirmos à comunidade da UnB as plenas condições de seu auto-governo democrático.

Chapa 74

Jorge Antunes Reitor e Maria Lúcia Baiana Vice


A UnB que nós queremos!

Nenhum comentário: